DICAS DE COMO PASSAR NA ENTREVISTA DE EMPREGO
O QUE VOCÊ SABE SOBRE A EMPRESA?
Muitos erroneamente acreditam que recrutadores não farão perguntas relacionadas a empresa. Lembre-se que a empresa está fazendo uma seleção visando selecionar os bem-preparados, logo, raramente recrutadores não perguntam e na maioria das vezes perguntam sim, mesmo que, de forma subliminar, Exemplo: Quais são seus objetivos ou suas expectativas aqui na empresa? logo, o que você sabe sobre a empresa poderá te ajudar.
Caso você seja perguntado sobre a empresa e queira dar um destaque a mais em uma eventual resposta. Agregue a sua resposta informações que você já buscou sobre a empresa. Associe pontos chaves positivos relacionados ao seguimento da empresa, unindo suas habilidades e pontos negativos em que você possivelmente teria a capacidade de solucionar.
No mundo tecnológico de hoje a maioria das empresas possuem sites e redes sociais para que você saiba mais sobre ela. Perguntas serão feitas sobre a sua função de trabalho e com base em suas repostas já dará para entender o quão antenado ao segmento você estará naquele momento.
ENTREVISTA – FRENTE A FRENTE
Chegou o dia da entrevista! Sei que para muitos é um dia de ansiedade, mas é o dia de deixar o nervosismo de lado e se acalmar. Nunca se esqueça do seu motivacional e de ter bem definido o motivo pelo qual você está ali concorrendo a vaga. Seja para dar uma vida melhor para seus pais, comprar uma casa própria ou realizar um sonho pessoal. Independentemente do que seja ponha isso com fé em seu coração e foque em passar na entrevista.
Durma bem no dia anterior
Sua entrevista já começa na portaria (recepção), com o HORÁRIO da sua chegada na empresa. Caso você chegue atrasado, automaticamente já estará passando uma imagem de irresponsável.
Funcionário que no primeiro dia de entrevista já demonstra falta de compromisso com horários, IMAGINA quando for contratado. Isso é péssimo no mundo dos negócios, passa uma imagem de desleixo e de uma pessoa sem compromisso, suas chances de aprovação já diminuem antes do início.
RECONHECER A SI MESMO É O PRIMEIRO PASSO PARA FAZER SUCESSO COM OS OUTROS
Vestiu a roupa adequada para entrevista e chegou antes do horário marcado, sua primeira impressão já foi a melhor possível, fez bem o básico. Por precaução leve sempre uma cópia do seu currículo, há casos em que não é solicitado que se leve uma cópia, mas se é perguntado se você levou. Uma dúvida que se elimina perguntando.
Lembre-se que você não está ali de paraquedas, você foi chamado porque seu perfil te capacita a ser um funcionário da empresa. Você provavelmente já estudou a empresa, apenas está sendo avaliado e NÃO TEM RAZÃO NENHUMA PARA ESTAR NERVOSO ou ter pânico. O importante nestes momentos é ter confiança em si mesmo.
Seja cordial e educado com as pessoas que irão abordar você antes do entrevistador, você precisa sentir o ambiente em que vai ser inserido e sua educação com os funcionários da empresa também faz parte do processo seletivo. Primeiro contato com o recrutador caso esteja sentado, levante-se e o comprimente, isso passará uma imagem positiva. Antes de entrar na sala de entrevistas desligue o seu celular.
No momento da entrevista, evite levantar o tom de voz e tenha sempre um nível calmo e moderado, o importante é passar confiança e não espanto. Olhe nos olhos do recrutador, não evite contato nos olhos dele, respondendo às perguntas de maneira objetiva e sempre clara.
MOMENTO DE DEMONSTRAR POSTURA, CONFIANÇA E PROFISSIONALISMO
Ser honesto é muito importante, sobre quem você é e suas habilidades. Quem fala de si mesmo sabe o que diz, logo, tem mais segurança. Tente não demorar a dar as respostas (tanto ao iniciar e no desenrolar), mostre que você está seguro e que se preparou bastante para o momento, você precisa dominar, o momento é seu.
Dica: Caso tenha dificuldades, treine repostas de determinadas perguntas (Na internet), por incrível que pareça algumas delas se repetem em diferentes processos seletivos. Tente não dar apenas respostas tão curtas como SIM ou NÃO, e não se prolongue demais.
Sua postura diz muito sobre você, mantenha uma postura com ombros eretos, evite deixar os ombros contraídos isso passa insegurança. Cuidado com excessos de gesticulações, pode aparentar nervosismo, tente se manter centrado. Lembre-se de que ele está avaliando tanto suas habilidades quanto o seu comportamental.
Pode fazer perguntas se necessário, mas nunca interrompendo a fala do entrevistador, é necessário ocorrer um respeito entre o entrevistador e o entrevistado. Há sempre um espaço na conversa ou momento ideal para perguntas, geralmente é no final da entrevista ou quando nitidamente lhe der brechas (você saberá).
NINGUÉM QUER UM CAUSADOR DE PROBLEMAS
Cautela ao falar mal das suas últimas empresas, chefes e pessoas do seu passado. Pode até não aparentar, mas a forma como será dita por você pode trazer uma imagem comportamental muito ruim sua, aos olhos do entrevistador. Caso seja necessário ou lhe for perguntado, diga, mas não de forma desrespeitosa. Evite palavrões, gírias ou falas extremas e maliciosas. Lembre-se, seja educado sempre, pois você terá novos colegas de trabalho, inclusive o que está te entrevistando.
Tente manter a sua mente limpa e tranquila. Ela será o local mais seguro que você estará durante a entrevista. Será seu refúgio e impulsionará você.
Ao final da entrevista agradeça a oportunidade sempre olhando nos olhos, caso haja uma oportunidade para você dizer algo que gostaria, diga com força de vontade e inteligência. Diga com confiança os motivos que o levaram a estar ali concorrendo a vaga e o porquê você merece e se sente preparado para assumir a vaga.
DICA: Elabore um texto bem cronológico falando sobre si mesmo, desde o seu nome até a sua última experiência ou curso, em ordem e bem objetivo e nítido. treinar falas antecipadas pode te ajudar a desenvolver raciocínios inesperados. O objetivo é trazer a entrevista para você mesmo, “induza” para que as perguntas sejam feitas dentro desse cronograma planejado por você. Isso é dominar as circunstâncias. Quando se domina uma entrevista, sua contratação fica em questão de detalhes.