Bom Provérbio

Como Começar a Ter Dinheiro

Dinheiro, por onde começar

Iniciar uma vida financeira saudável e duradoura é um desafio, pois cada indivíduo vive em uma busca particular pelos seus próprios planos e sonhos.

Realmente, como começar a ter dinheiro para muitos não é fácil, principalmente quando não se sabe o que fazer e nem que em que direção financeira seguir, mas de fato a principal causa da falta de dinheiro infelizmente ainda é a falta de Educação Financeira e a Insensatez.

O QUE É INSENSATEZ? 

Sensatez é quando você sabe o que é correto a se fazer e faz. Já a Insensatez é o oposto, é quando você sabe o correto a se fazer e não o faz.

Porque muitos não a fazem? 

Muitos não praticam a Sensatez por causa de crenças culturaisdesejos e ensinamentos errôneos, ou até pela falta de conhecimento. Observamos também que alguns não sentiram o “gostinho” do retorno positivo dela, talvez por dificuldade de exercer (a sensatez), o fator tempo de espera pela realização, ou até mesmo por compararem suas condições de vida com as de outras pessoas e acharem que certas coisas não sejam para as vidas deles.

“Ferramentas de Vida” Para se Dominar
  • Planejamento – Antes de iniciar qualquer coisa, se planeje antes
  • Ação – O ato de agir (com inteligência) vale mais do que ficar somente pensando
  • Amizades – Tenha bons aliados
  • Relacionamento – Escolha alguém de caráter
  • Saúde – Consuma alimentos que te deem saúde, vida e energia
  • Smartphone – Não abra mão de ter uma ferramenta portátil que te conecta a Informações e Pessoas
  • Nunca pare de aprender
 

Tudo conta, e o dinheiro não gira apenas na busca por ele, e na verdade o dinheiro é uma consequência de diversos outros fatores, ele não é o primeiro passo.

Exemplo: De que adianta ser um ótimo profissional e um péssimo(a) marido ou esposa; ganhar uma promoção e ter uma péssima relação com seus pais e filhos; ou até mesmo entrar em uma ascensão financeira e estar cercado de péssimos amigos que podem lhe trair.

Existe uma interligação entre as coisas e se você não anda bem em setores que afetam os seus sentimentos, você provavelmente não andará bem nas finanças. isso afetará a sua produtividade. Sucesso está naturalmente correlacionado com o equilíbrio das coisas.

OVERTHINKING – PENSAMENTO DEMASIADO

Cuidado ao pensar e analisar demais as situações, treine a sua mente para agilizar-se de tal forma que suas ações superem os seus medos. Ter dúvidas é normal, mas ter dúvidas excessivas é anormal. E se não der certo apenas tente novamente, o jogo é errar até acertar.

Traga o mundo real para a sua mente, pare de acreditar em coisas sem sentido. Se você não estudar para uma prova provavelmente você será reprovado e se você faltar um dia de trabalho (sem justificativa) provavelmente será demitido. Causa e efeito, plantio e colheita. A Insensatez é justamente isso, muitas vezes ela tem o poder de trazer essa confusão mental diante dos fatos.

DESAFIOS FINANCEIROS QUE PARECEM NÃO TER FIM

 
  • Falta de Educação Financeira – Falta de orientação sobre o que fazer e como fazer. Ter o dinheiro em mãos, mas com aquela sensação de que pode comprar “o que quiser” mais não pode multiplicá-lo

 

  • Custo de Vida em locais com Preços Altos – Há diversos locais que sugam literalmente o dinheiro das pessoas: Supermercado, padaria, açougue, farmácia e etc. São custos básicos de sobrevivência mais são custos caros para se manter. Caso possa, mude-se ou crie uma alternativa, mas não queime seu dinheiro. Avalie seu estilo de vida para ter custos mais baixos.

 

  • Endividamento – O “Endividamento Negativo” traz coisas horríveis: Stress, falta de poder de compra, acesso a falta de higiene, alimentação não saudável e “mini industrializados”, exposição a fatores desconfortáveis da sociedade e etc. Saiba não comprar sem planejamento e quando comprar saiba pagar (principalmente as que possuem juros mais altos).

 

  • Pressão Social e Consumo – “Meu vizinho tem; o primo de Maria comprou também; meu colega de trabalho vai comprar;” Não seja um Consumista Compulsivo. A sociedade está cheia de pessoas que compram coisas que não precisam. Pergunte a si mesmo se cada uma dessas compras é relevante para a sua vida.

 

  • Não Saber Comparar Preços e Ofertas – Não saia comprando no primeiro anúncio que você ver. Há uma competição de preços na Internet e uma “Festa de Cupons”. Não é tão difícil encontrar o mesmo produto com um desconto maior do que o valor inicial que nos foi mostrado. Espere a época correta e tenha paciência para procurar.

 

  • Dificuldade para entender produtos financeiros – Ofertas de Cartões, Créditos, empréstimos, investimentos e etc. Aprenda mais sobre tarifas, juros e tempo de pagamento. Muitos não gostam, mas nos dias de hoje é bom fazer “Amizade com a sua calculadora”. Isso vai prevenir muitas perdas financeiras.

 

  • Falta de Metas e Objetivos Financeiros – Tem um ditado popular que diz: “Pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar está bom”. Se você não possui objetivos e metas, e gasta seu dinheiro de qualquer maneira, sem planejamento em nada. Há sentido em questionar um futuro resultado insatisfatório?

 

  • Medo de Investir e Perde Dinheiro – Comece aprendendo o básico, a internet tem ensinos gratuitos, e quando investir comece com valores baixos. Vá testando as opções e entendendo pouco a pouco. Quando você dominar por completo, vai desejar ter começado antes.

 

  • Baixa Renda Inicial + Fontes de Renda – Infelizmente não dá pra ter mais dinheiro apenas guardando, tem que ter mais fontes de renda. Abaixe o seu custo de vida e crie fontes renda. Faça isso com a sua realidade, com o seu momento financeiro e com a sua disponibilidade de tempo.
 

Crie um orçamento, priorize suas dívidas e tenha uma reserva de emergência para possíveis dificuldades. Não dê ouvidos, aos que desacreditam em você, melhore… você é capaz. Nunca pare de aprender!

 

SEJA SEMPRE POSITIVO, SEJA LIVRE

O positivo gera coisas positivas e o negativo gera coisas negativas! Se você tiver disciplina e persistência dificilmente você não chegará no seu objetivo. O problema é que muitos desejam coisas boas sem entregarem nada de valor para si mesmos.

Tem pessoas que nascem em contextos de vida um pouco desfavoráveis e que esses mesmos contextos afetam de forma direta ou indireta suas vidas financeiras, como: lugares violentos, contextos familiares complicados ou Inabilidades momentâneas. Não se apeguem a nada disso, pois o dinheiro não distingue situações e sim mentalidades individuais.

Seu posicionamento espiritual diante de Deus e da vida é o que irão determinar quem você é ou até onde poderá chegar, existe lugar para todos os que quiserem vencer. Seja sempre positivo, e mesmo sabendo que a culpa de alguma determinada situação não seja sua, apenas continue seguindo em frente e dê o seu melhor. 

Por onde começar? Comece mudando a sua mentalidade sobre as coisas da vida e observe as transformações. Esse é o primeiro passo!

 

Eclesiastes 5:19

“E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus.”