Bom Provérbio

AMBIENTE DE TRABALHO

  • Provérbios 12: 15 

“O caminho do insensato é reto aos seus olhos; mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.”

 

COMPORTAMENTO

Sabemos que há diferentes gêneros empresariais e segmentos bem variados, mas certamente existem comportamentos específicos que podem arruinar sua vida profissional; lhe dar um cargo novo ou manter seu emprego.

Um dos fatores que mais causam demissões está no comportamento dos funcionários. Aprender a se relacionar com os colegas de trabalho é algo fundamental e requer atenção. Manter-se alerta e entender o ambiente é primordial.


CUIDADO COM SEU CELULAR

Evite falar ao celular, principalmente quando alguém estiver falando com você. Não evite o contato visual com a pessoa, isso dá uma sensação de que você não está dando a mínima para a pessoa. Você está ali para trabalhar, existem empresas que possuem horários específicos para se utilizar o seu telefone (geralmente é no horário de almoço). Evite realizar e atender ligações pessoais na hora do expediente, caso seja necessário tente ir a um local reservado. É claro que se o seu celular for um dos instrumentos do seu trabalho é obvio que você deve usar.


PRAZOS E HORÁRIOS

Haverá uma série de compromissos a serem cumpridos internamente ou até mesmo externamente: Reuniões, feedbacks, encontro com clientes (fornecedores ou colaboradores) … se organize para eles. Caso não possa ir, avise com antecedência, o fato de não participar já é um ponto negativo, não piore mais as coisas. O ideal é ser pontual sempre e participar de tudo que for possível.


POSTURA E REDES SOCIAIS

Observe o tom de voz das pessoas da empresa e se expresse na mesma vibração que elas. Respeite a todos, seja educado e receptivo. Tenha educação na sua comunicação ao pedir coisas no ambiente de trabalho e ao entregar coisas.

Seja inteligente ao falar de coisas não empresariais, infelizmente ou felizmente esses momentos existem. Se expresse de forma que não comprometa sua própria imagem e nem a de ninguém, tendo uma postura sempre ereta e bem-humorada ao nível do ambiente. Simpatia é sempre bem-vinda, mas lembre-se de entender onde você está e os assuntos que estão sendo abordados, há momentos mais descolados e intuitivos. Tenha cautela ao se empolgar demais, isso pode expor defeitos e fraquezas que podem ser usados contra você. 

Se acomode com postura nos acentos, sem se ‘’jogar.’’ Não exagere na sua alimentação no ambiente de trabalho, você está se alimentando para ser produtivo.  Falta de educação pode passar uma imagem  de descontrole emocional. Não seja esperto aos seus próprios olhos, você está sendo observado a todo momento.

Entenda o momento de início e término das conversas e não dê as costas para as pessoas do nada, seja sempre aquele que é prestativo. Não está fazendo nada ou seu trabalho momentaneamente foi concluído, entenda como os setores que são relacionados ao seu funcionam, mas sem ser invasivo, mostre interesse. Dê mais do que o que lhe foi pedido e esteja sempre disposto(a) a ficar mais tempo (horário) caso seja necessário, mas sem questionar. Isso será visto com bons olhos no momento de oportunidades de carreira.


REDES SOCIAIS

As suas redes sociais são de responsabilidade sua, você é responsável por elas.  Primeiro ponto a se entender aqui é, o uso (dentro da empresa) em excesso, até mesmo dependendo das circunstâncias o uso moderado delas podem abaixar a sua produtividade. Não seja ingênuo ao achar que o seu chefe está vendo essa prática com bons olhos quando se tem trabalho a fazer. É claro que há empresas de comunicação ou marketing que tem por métodos de trabalho o uso delas. Mas o importante é ter bom senso e cada um entender o seu ambiente profissional.

Existe uma coisa não muito bem entendida entre diversos profissionais que é a confidencialidade empresarial e a postural do funcionário em suas redes sociais.


A INTERNET É UM CAMPO ABERTO, MAS NÃO É UM CAMPO ANÔNIMO

Com certeza haverá intervalos para você mexer em sua rede social, então se contenha. Cuidado com postagens relacionadas a uso excessivo de bebidas alcoólicas ou coisas do gênero, vídeos e imagens. Cuidado com associações partidárias a políticos ou causas sociais impactantes de conteúdo “HYPADO”. E principalmente, evite falar sobre situações que você vê ou vivência em seu ambiente de trabalho. Tente se expressar de forma cautelosa e prudente, ser neutro nas redes sociais pode te livrar de problemas futuros. O foco aqui é evitar problemas, e pensar a longo prazo.


FOFOCAS E FALÁCIAS

 
  • Provérbios 12:18 

“Há palrador cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde.”

 

O mau de toda empresa é a famosa fofoca, pessoas falando mal de outras pessoas, FUJA DISSO! Um ambiente de opiniões distintas sempre terá a oportunidade de gerar conflitos de ideias, valorize todas as opiniões positivas e tenha bom senso.

Não fale mal de ninguém da empresa, SAIA DO GRUPINHO DA FOFOCA de forma inteligente, sempre dizendo que você tem algo a fazer. A melhor maneira de você mostrar seu trabalho é literalmente pondo a mão na massa, trabalhando. Seja reconhecido pelas suas habilidades e seus talentos e não por fofocas e falácias. Evite, principalmente na fase inicial da empresa de falar demais, ninguém quer um funcionário mudo e nem um falastrão, tente equilibrar as coisas. Se dedique mais a conhecer como funcionam as mentes das pessoas ao seu redor.


NUNCA SE ESQUEÇA DE RESPEITAR A ÉTICA, MORAL, CONDUTA E POLÍTICA DA EMPRESA.

Toda pessoa SÁBIA DE VERDADE sabe que a fofoca não é uma via de mão única, a mesma pessoa que fala mal de uma pessoa para você também fala mal de você lá na frente para outra pessoa. Jamais passe a corrente da fofoca adiante, mesmo que você descubra alguém falou mal de você, sua maior defesa serão seus números e resultados no seu ambiente de trabalho. Todo fofoqueiro é um causador de mal-estar e de climas ruins entre os colegas de trabalho e não possui vida longa na empresa, não faça parte disso.

No mundo dos negócios a lealdade e o caráter valem ouro. MUITOS GESTORES LEVAM ISSO EM CONTA PARA ATRIBUÍREM TAREFAS OU PROMOÇÕES DE CARGOS. Os seus problemas pessoais não devem jamais serem levados para empresa e muito cuidado com uma auto exposição desnecessária. Não confunda Colegas de Trabalho com Amigos de Infância! Um FOFOQUEIRO em muitas das vezes não faz apenas fofoca como também altera histórias, sendo assim muito cuidado com as informações que você passa para não levantarem falso testemunho ao seu respeito.


ORDENS DO CHEFE

É muito comum acontecer de funcionários irem por opiniões alheias de colegas de trabalho que tem problemas com hierarquias, ou seja, pessoas que não gostam muito de obedecer aos seus superiores. Infelizmente há muitas pessoas que tem a famosa “Cabeça Fraca” e costumam acompanhar esse tipo de ideia.

Caso seu superior peça para que você “pegue um tapete e o coloque e um determinado local”, faça, pois você foi contratado para isso. Por qual motivo você não irá fazer? Empresas são compostas por adultos.

Infelizmente, existem pessoas maldosas em vários segmentos da nossa sociedade, como também muitas pessoas boas. Tenha uma mente blindada para fazer o que você entrou para fazer, ninguém é tão ingênuo ao ponto de não perceber uma “ideia muito errada” se aproximando da sua mente. Se for para fazer algo diferente no seu trabalho, que sempre seja algo a mais para agregar e jamais algo a menos.

Talento as vezes pode incomodar pessoas (inveja de cargos) dentro da empresa e a falta dele também, por “N” fatores. Seja humilde em dizer que não sabe, e se esforce sim para o seu chefe, pois você está ali para isso (trabalhar). Todos conhecemos ou iremos conhecer um alguém que literalmente “puxa o saco” na cara de pau mesmo, isso é desnecessário. O que a empresa precisa é de um funcionário que faça o que ele foi para fazer e sempre esteja disposta a entregar um pouco a mais quando for necessário, essa é a melhor forma de você chamar a atenção do seu chefe.

Fique bem com todos, siga as ordens dos seus superiores e sempre esteja disposto a aprender, isso lhe trará melhorias como um funcionário e vai lhe propor capacidade de melhorar a empresa em que você trabalha. A soma dessas coisas tende a resultar em promoções de cargo.