Bom Provérbio

MONTAGEM DE CURRÍCULO

A primeira coisa a se pensar quando você envia um currículo para uma empresa é se pôr no lugar do recrutador. Uma caixa de entrada lotada de e-mails ou uma gaveta com infinidades de currículos. Imagina a poluição visual disso, leitura massiva e buscas “desgastantes” por perfis. Nessa mesma linha de raciocínio precisamos ao máximo facilitar o trabalho dele, que é recrutar você.

Diante de todo o cenário descrito acima, imagina o recrutador encontrando um CURRÍCULO seu, no meio de muitos com duas páginas, as chances dele NEM LER tudo são enormes. Vejo pessoas por aí defendendo a prática de currículo com no mínimo duas páginas, não faça isso. 

Currículos devem ter (de preferência) uma página no máximo, que seja bem claro, limpo visualmente e direto no que se quer. Menos é mais, entenda a descrição da vaga e venda seu perfil profissional de acordo com o que se pede. Muitos adicionam mais do que o necessário e acabam por muitas das vezes desviando a atenção do recrutador para o que não é realmente interessante a vaga.

 

RH NÃO É DEPARTAMENTO PESSOAL.

Muitas pessoas colocam documentos pessoais nos currículos, cuidado. RG; CPF, número de carteira de trabalho… Esses documentos são necessários para sua contratação no departamento pessoal e para cadastro seu na empresa como um novo funcionário. Em hipótese você ainda não foi contratado, por mais que a maioria das pessoas sejam sérias e realmente estão trabalhando, também existem “Acontecimentos Estranhos”. Busque informações seguras sobre a empresa e a legalidade do processo seletivo, para que você não de um dossiê completo seu com Características, Habilidades, Contato, Local onde mora e Documentos Pessoais.

Realmente em muitos processos seletivos na parte interna da empresa, esses documentos são solicitados (CPF e RG) pelos recrutadores para confirmarem informações relevantes e comprobatórias suas, até mesmo a carteira de trabalho. Esse procedimento costuma ser uma das etapas do processo, mas o envio de forma aleatória (feito sem pedir) não, então tome muito cuidado com isso.

ATENÇÃO AOS DETALHES

Em casos bem específicos pedem endereço completo (geralmente são em vagas de sites), se possível (fisicamente/papel) tente colocar apenas o bairro e a cidade em que você mora. Muito importante, faça uma leitura do seu próprio currículo e se pergunte se você mesmo se contrataria para o cargo desejado.

Olhe o seu currículo e faça uma autoleitura normal dele. Marque o tempo que você demorou para isso, leia de forma objetiva e preocupada com a descrição da vaga. Um currículo bom deve ter EM MÉDIA uma leitura de 30 segundos, nesse tempo a maioria dos recrutadores já tem a certeza de que é você quem eles estão procurando.

 

CURRÍCULO POR E-MAIL

Hoje em dia a maioria das pessoas enviam os currículos por e-mail, vamos simular uma situação para melhor entendimento:

Uma empresa em que os funcionários entram às 8:00 horas da manhã e tem 2 horas de almoço, das 12:00 às 14:00 horas. Alguns não entendem como funciona a dinâmica da caixa de entrada de um e-mail. Caso você envie um currículo no domingo às 10 horas da manhã e após você 50 pessoas aleatórias realizem o envio dos currículos, o quinquagésimo que enviou ou seja, o de número 50°, ele será o primeiro currículo da caixa de entrada do recrutador as 8:00 horas da manhã do dia seguinte. Isso tudo porque a caixa de entrada sobe os últimos currículos enviados e desce os enviados primeiros.

Caso seja urgente envie IMEDIATAMENTE, mas se não for envie assim mesmo, pois o importante é ter o currículo enviado para a empresa. Mas de forma inteligente, envie próximo do horário de entrada, perto das 8:00 horas ou pós almoço um pouco antes das 14:00 horas ou o mais próximo possível desses horários. Isso vai fazer com que seu currículo esteja no topo da caixa de entrada do recrutador, fazendo com que possivelmente ele seja um dos primeiros a serem abertos.

ESCRITAS E CONTATOS DO CURRÍCULO 

No topo da escrita de Currículos Físicos (Folha), ainda há pessoas que colocam: Currículo e Curriculum Vitae. Tente ser o mais direto possível ao que se quer, pois provavelmente após a leitura do seu Currículo o recrutador irá ler dezenas de outros. O ideal seria começar com o seu nome no topo da folha,  Ex.:”Luiza Silva ou Mário Aberto”. Dê ao entrevistador a chance dele perceber que você é uma pessoa esperta, economize o tempo dele

  • Nunca se esqueça de pôr Nome no seu Currículo Digital

Analise, uma caixa de entrada de e-mail lotada de currículos para uma vaga e todos com o mesmo nome, mas um deles também é o seu. É preciso facilitar o trabalho do recrutador, minha dica é: CV_ João; Currículo_ maria; Cintia-Currículo. Independente do nome escolhido por você, coloque um nome ou o nome da função. Importante é se identificar e se diferenciar dos demais já na seleção. Eletricista. Jorge; Eliza. Engenheira; Ajudante_ Breno. De forma seletiva, você será facilmente rastreado(a) pelo recrutador. Talvez você esteja se candidatando para um processo seletivo onde existem outras vagas em aberto, e pode acontecer da empresa gerenciar esses processos no mesmo e-mail. Por isso a importância da identificação do seu Currículo.

Obs.: Se atente a não ter apenas o celular (só chamadas e sem internet) como contato, pois apenas receber ligações do RH pode ser um pouco embaraçoso em determinadas situações. Imagine que você esteja fora de casa, no centro da cidade por exemplo e uma empresa te liga para marcar uma entrevista (local desconhecido), como você iria anotar esse endereço? Naturalmente esse endereço seria enviado para você por um aplicativo de mensagens ou por e-mail. Caso você seja uma pessoa muito boa para decorar endereços estará tudo ok, mas e se você não for essa pessoa?

Acredite, existem oportunidades que são únicas e há determinadas ligações especificas que só acontecem uma vez. Talvez você possa não receber o contato dessa empresa novamente. Minimizar desculpas seria o ideal nessas ocasiões.

COLOQUE OS LOCAIS QUE VOCÊ TRABALHOU RELACIONADAS AO CARGO

Exemplo: você já foi assistente administrativo e porteiro; mas a sua vaga é para assistente administrativo. porque você colocará a experiência de porteiro? Entre em “conectividade” com a vaga em questão que você deseja. Há casos e casos, se suas experiências forem poucas e você quiser passar uma imagem de trabalhador, talvez possa. Casos são analisados individualmente. mas o ideal é seria alinhar as suas ações de vida com o perfil da vaga buscada.

Suas experiências, coloque a atual no topo e as demais abaixo de forma subsequente. Tente colocar o tempo (número) das suas experiências bem destacadas, talvez o recrutador possa ter um olhar clínico e já olhar esse ponto logo de imediato, caso você esteja “enchendo linguiça” você pode não ser tão notado. Caso você não tenha experiências destaque seus pontos fortes, suas habilidades, o que você aprendeu na escola ou em algum curso, seja você, não tenha medo.

 

CASO NÃO TENHA EXPERIÊNCIA, FOQUE NAS SUAS HABILIDADES.

Treinamentos e cursos complementares, alguma habilidade especial que queira destacar, algum trabalho voluntario, uma CNH caso possua. No caso de idiomas, seja sincero pois se for cobrado geralmente existem testes para nivelar você e mesmo que você coloque e a empresa exija, você vai usar. Idioma é igual instrumento musical, ou você sabe tocar ou não sabe, não adianta.

O mesmo dito das experiências acima vale também para quem tem muitos cursos em diferentes áreas. Você vai colocar que possui um curso de enfermagem se candidatando para uma vaga de Técnico de contabilidade? Não dá né! Seja incisivo mesmo e coloque apenas as coisas que sejam paralelas as vagas que você está se candidatando.

Falando de modo geral o que deve conter  são seus dados pessoais como: cidade, estado civil, data de nascimento, seu nome completo, experiências, cursos, habilidades especiais e principalmente seus contatos atualizados. Caso você não tenha celular coloque o de uma pessoa próxima que você possua fácil acesso e e-mail também.

  • Nada de Currículos Amassados, dobrados ou sujos. Boa sorte!!!

Provérbios 15:2 

“A língua dos sábios destila o conhecimento; porém a boca dos tolos derrama a estultícia.”