Bom Provérbio

Educando já no Começo

  • Provérbios 22:6

“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.”

Geralmente a fase jovem é bem consumista, um desejo de ter posse das coisas sem ter a mínima ideia de que existe literalmente um sistema econômico por trás de tudo.

Mas e ai.. Dar tudo que eles pedem ou não?

Bem.. Diferentes pais possuem abordagens específicas relacionadas ao tratamento que dão aos filhos na hora de literalmente dar o dinheiro pra eles. Mas o que é importante a se ponderar, é por na mente deles que dinheiro não vem as nossas mãos apenas por querer e sim por uma prestação de serviços…

Moldando os filhos para o futuro

Mesadas ou Ensinamentos Financeiros:

1 – Alimentação solta demais pode trazer problemas precoces que não deveriam existir

Observe as características e os gostos do seu filho. Alimentos que não sejam relacionados a um cotidiano saudável, principalmente “besteiras”. Um futuro de sucesso depende também do que se come na juventude. Dinheiro demais gera poder de compra, ou seja, se encher de “besteiras.”

2 – Estabeleça um valor justo

Nada de dar dinheiro demais, ou seja, um valor que exceda os seus padrões de consumo. E também nada de dar um valor compatível com o padrão dele, dê um valor que seja um pouco abaixo do seu padrão natural. Financeiramente falando, dificilmente uma mente cresce quando esta confortável com o poder de obter tudo o que deseja. Deixe faltar um pouquinho em pontos estratégicos, e ele vai te procurar pra te pedir ou comentar algo, e é ai que você trabalhará a mente dele  em relação a verdade sobre finanças.

3 – Oportunidade na escassez

Na escassez, dê exemplos caseiros e reais de dentro da própria casa, ou seja, da própria vida que ele vive. Quando o exemplo é no que se vive se cria uma melhor relação de similaridade das coisas.

4 – Converse sobre prioridades: Planejamento

Ensine a diferença entre necessidades e desejos. O porque disso agora? Como escolhas afetam a vida a longo prazo.

5 – Liberdade com responsabilidade

Errar financeiramente nessa idade não é tão ruim, dependendo do ponto de vista da correção. Erros financeiramente bobos,  em escalas bem pequenas podem ser usados como ensinamentos. Não é desejar que eles errem e sim não perder a oportunidade de ensinar.

6 – Poupar finanças

Muitos pais gostam de iniciar com os famosos cofrinhos, simulando uma poupança. Ensinar a poupar é uma forma bem simples de assimilação ao conhecimento financeiro. Ensine de um jeito descontraído e didático que poupar também é uma forma de se proteger do amanhã.

7 – Converse mais sobre finanças em casa

Cobrar sem dar instrução não é muito legal. Será que é justo cobrar alguém por algo que ela não saber fazer ?

Facilidades as vezes é o oposto de dar Oportunidades

  • Você Gostaria que seus filhos tivessem uma “vida fácil” enquanto a sua foi “difícil?”
 
  • Você como pai ou mãe, gostaria que seu filho fosse uma adulto com um psicológico fraco e sem habilidades?
 
  • Você gostaria que seu filho tivesse uma interpretação do mundo de que as coisas são fáceis?
 
  • Você gostaria que seu filho acreditasse que “pelo acaso” e a qualquer momento tudo vai dar certo? ou… Que existe esforço, plantio e colheita; e em algumas vezes haverá resultados adversos, independentemente do plantio positivo?
 

Apresentar as dificuldades da vida de forma saudável, mostrando que caminhos de vitória são forjados por habilidades, persistências e esforço são coisas que fazem parte da vida. Que a vida é feita de cair e levantar, mas JAMAIS de permanência no chão.

A frase clichê mais poderosa de todas: “Você não cria seu filho pra você, e sim pro mundo”

Filhos do Futuro

Filhos um dia irão se casar, filhos querem ter suas profissões, filhos vão querer ter suas casas próprias. Tudo isso vai passar pelo legado que os pais deixaram para eles.

O legado intelectual e financeiro moldará o que será  herdado por ele. Pessoas que possuem riquezas já concretizadas para deixar, “facilitarão” o caminho financeiro para os filhos, e as que não possuem recursos para deixar?

É bom pensar nessas coisas, pois a palavra: “se virá”, quando dita de forma NÃO POSITIVA causa um efeito totalmente contrário. Principalmente em um mundo onde praticamente mídias, TV e internet estão “ajudando” a criar filhos e moldar “caráter”. Isso é mais sério e preocupante do que se imagina.

A vida está mais cara:

  • A Casa Própria: O Sonho Cada Vez Mais Distante. O preço dos imóveis estão mais caros
 
  • Terreno x Casa Própria : Tá difícil até de saber o que comprar… Compare o preço dos terrenos do passado com os valores de agora.
 
  • Apesar do aumento de algumas unidades de ensino, o ensino superior tem ficado um pouco mais  inacessível para algumas classes sociais.
 
  • O aumento do custo de vida. Olha quantos alimentos que no passado eram baratos e hoje são bem mais caros.  Os preços de diversos alimentos e produtos não retornaram aos valores que eram.
 
  • Aposentadoria: “Um futuro a se pensar…”

As coisas estão bem mais complexas de modo geral

Esses e outros problemas serão enfrentados pelos adultos do amanhã. Acompanhar de perto a educação financeira, a educação da escola, a formação de caráter, observar as habilidades do filho para tentar direcioná-lo de forma correta e explicar de forma inteligente o funcionamento da vida, são algumas das boas práticas para ajudá-lo a enfrentar o amanhã. Infelizmente a vida se tornou um pouco mais cara e os pais precisam preparar os filhos pra isso.

 

Dica: Há várias formas consideradas “não corretas e naturais” de se afastar aos poucos do seu filho. As vezes observar o problema e se por no lugar dele (com o conhecimento dele), pode deixar as coisas bem mais simples de se resolver. Pensar como se fosse um amigo(a) dele(a) também ajuda as vezes.